É comum as pessoas perguntarem sobre os níveis de ruído ao alugar ou comprar um grupo gerador. Por isso, nessa postagem separamos 5 dicas simples para tornar o equipamento mais silencioso sem perder sua eficácia:

1) Distância

A maneira mais simples de reduzir o ruído de um gerador é aumentar a distância entre você/colaboradores/clientes e a fonte de ruído. Se você mover o equipamento para mais longe, a energia é espalhada por uma distância maior e, portanto, tem menor intensidade acústica. A regra geral indica que quando você dobra a distância (em uma área aberta), você recebe uma redução de ruído de 6dB.

2) Barreiras acústicas

As superfícies rígidas limitam a transmissão do ruído por refletir as ondas sonoras. Se um gerador for instalado em uma sala de máquinas, as paredes sólidas irão atuar como uma barreira acústica e limitarão a transmissão de ruídos além dessa sala. Da mesma forma, o gabinete padrão do gerador pode reduzir o ruído em pelo menos 10dB, enquanto que os gabinetes customizados tem um impacto ainda maior.

3) Isolamento acústico

O uso de barreiras acústicas para refletir ondas sonoras restringe apenas o ruído além dessa barreira. Para reduzir o ruído e a reverberação dentro do local onde o gerador está armazenado, você precisará isolar o espaço para absorver o som. Isso envolve o revestimento de superfícies duras com materiais absorventes de som ou a instalação de painéis de parede acústicos. Para aplicações industriais, os painéis de parede feitos de aço perfurado são a escolha habitual, mas outros materiais também estão disponíveis.

4) Barreiras anti-vibração

Outra maneira de reduzir o ruído é limitá-lo na fonte. O posicionamento de barreiras anti-vibração embaixo do grupo gerador isola as vibrações e reduz a transmissão de ruído. Existem muitas opções diferentes, tais como barreiras de borracha, mola e amortecedores. A sua escolha dependerá do nível de dB que você precisa alcançar. Além de isolar as vibrações na base do gerador, o ajuste de juntas flexíveis entre o equipamento e qualquer sistema de conexão reduzirá a transmissão de ruído para as estruturas circundantes.

5) Atenuadores

Para instalações de grande porte, atenuadores é a forma mais eficaz de reduzir a transmissão de ruídos. Um atenuador é um dispositivo que permite que grandes quantidades de ar passem por ele, mas limita a transmissão de ruídos. O ar é forçado entre divisores que absorvem o som e reduzem o comprimento da onda. Como regra, quanto maior o atenuador, maior a redução de ruído.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o blog da Gruger para mais dicas e curiosidades sobre grupos geradores!