Estudos recentes mostram que as companhias brasileiras pagam caro pela energia elétrica e, infelizmente, existe ainda a questão do desperdício. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), cerca de 10% da energia gerada não é aproveitada. Isso corresponde a uma perda de mais de R$ 12 bilhões todos os anos e, desse total, aproximadamente R$ 2,6 bilhões são desperdiçados pelas indústrias.

Essa realidade fica mais preocupante quando enfrentamos uma época em que o custo da energia tende a subir devido à falta de chuva e do aumento na demanda das usinas hidrelétricas brasileiras. E de acordo com a Abesco, o preço da energia deve aumentar pelo menos 9% ao ano até 2020. Sendo assim, torna-se fundamental adotar práticas para otimizar a gestão de energia em seu negócio. Confira a seguir algumas orientações sobre como economizar energia na empresa:

Sensibilize os funcionários

É fundamental mobilizar e sensibilizar os funcionários para melhorar a gestão energética em sua empresa. Todos precisam entender a importância da ação e estar engajado na causa. Por isso, crie metas na redução de consumo e ofereça recompensas caso obtenham sucesso.

Utilize lâmpadas LED

As lâmpadas LED estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, pois elas são ecologicamente corretas, apresentam baixo consumo de energia, maior durabilidade e economia. Essas características justificam o uso em todos os ambientes da sua empresa. As lâmpadas LED proporcionam um ótimo custo-benefício a médio/longo prazo.

Aproveite a luz natural

É simples: quanto maior a incidência de luz natural dentro do ambiente de trabalho, menor será a necessidade de iluminação artificial. Você pode ampliar os efeitos da luz natural evitando utilizar cores escuras nas paredes e no teto. Opte por tintas claras como branco e bege, pois assim o tom claro reflete melhor a luz artificial e natural, o que reduz o consumo de energia.

Distribua as lâmpadas corretamente

Para remodelar a iluminação em sua empresa é necessário realizar uma análise para saber se as lâmpadas estão dispostas de maneira eficiente. Arquitetos e designers de interiores especializados em projetos de iluminação podem ajudá-lo a realizar esse tipo de estudo.

Instale sensores de presença

Os sensores de presença são uma alternativa eficaz para evitar o desperdício de iluminação artificial. Caso não seja possível colocá-los em todos os ambientes da empresa, opte em instalá-los em ambientes em que colaboradores ficam pouco tempo, como banheiros e corredores.

Adquira equipamentos mais eficientes

Equipamentos mais antigos podem ser grandes vilões no consumo elevado de energia elétrica. Mesmo que o custo para a troca de equipamentos seja salgado, em longo prazo isso será compensando com a economia de energia.

Realize a manutenção de equipamentos

Quando um equipamento está mal regulado, consequentemente o consumo de energia elétrica para mantê-lo em funcionamento é muito maior. Por isso, realize manutenções periódicas em todos os equipamentos.

Utilize geradores de energia

Os grupos geradores são uma alternativa interessante para a economia de energia em indústrias e empresas de grande porte durante o horário de ponta. Existem equipamentos que podem promover uma economia de até 30% nos custos. Outra vantagem é que os grupos geradores são uma medida preventiva contra a queda de energia, o que proporciona mais segurança e produtividade.

Grupos Geradores Gruger

A Gruger, empresa referência em soluções em energia desde 1989, oferece aluguel de geradores em todo o Brasil. Você pode contar conosco para uma locação diária, mensal ou até mesmo para situações de emergência. Confira mais informações sobre nossos serviços no site.